A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) abriram, no dia 13 de fevereiro, as inscrições para a 4ª edição do programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE). O programa tem como objetivo incentivar a pesquisa científica, inovação e o desenvolvimento tecnológico entre professores e alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.
Nesta edição, serão disponibilizados R$ 2,6 milhões para apoiar até 100 projetos, com um investimento de R$ 26 mil para cada proposta aprovada. Os projetos poderão envolver professores e alunos em diferentes áreas do conhecimento, como Letras e Linguagens, Agrárias, Humanas e Sociais, Biológicas, Exatas e Engenharia, e Bem-Estar e Saúde.
O PIE tem se consolidado como uma realidade nas escolas estaduais, proporcionando aos alunos o primeiro contato com a pesquisa científica. O programa oferece bolsas para professores e alunos, além de recursos para aquisição de equipamentos que ficarão disponíveis na própria escola.
Os professores interessados em participar devem possuir, no mínimo, graduação e vínculo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Eles poderão submeter apenas uma proposta no edital, que prevê a inclusão de até três bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJr) para alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, com vigência de até seis meses.
A avaliação dos projetos levará em conta critérios como o caráter científico ou inovador do projeto, o impacto no ensino, a coerência do projeto e a qualificação do coordenador. Para mais detalhes sobre o processo de inscrição e requisitos, os interessados podem acessar aqui o edital.
No dia 24/2 às 14:30 acontecerá a live de orientação do Programa de Pesquisa e Inovação na escola- PIE. Para acessar o link da live clique aqui.